terça-feira, 11 de março de 2014

O congestionamento nos aeroportos será pontual

Há uma excessiva preocupação com os aeroportos. Porém segundo visões emocionais dos oponentes ou incomodados com a Copa. Os aeroportos são o principal foco do "imagine na Copa". 
Vamos imaginar.
O aeroporto de Guarulhos, desde a madrugada estará lotado, com milhares de pessoas desembarcando e algumas tentando embarcar. Será o grande momento do caos imaginado para a Copa.
O acanhado aeroporto de Várzea Grande não vai dar conta dos colombianos, misturados a alguns perdidos japoneses. 

Vão ocorrer alguns poucos casos de congestionamentos e apenas em alguns aeroportos, por conta de um excesso de demanda, e apenas em sete momentos: os que coincidem com os jogos do Brasil, supondo que a seleção canarinha chegue ao final.

Poderão ocorrer outros menores, mas não serão por excesso de demanda, mas por incompetência. E não podem se descartar os riscos de acidentes climáticos, com efeito dominó.

O maior risco de congestionamento será no dia 12 de junho, com extensão para 13 de junho. 

Duas serão as principais demandas nesse período nos aeroportos de São Paulo: Guarulhos, Viracopos e Congonhas: os torcedores brasileiros de outras localidades que virão a São Paulo para assistir ao jogo de abertura; e a midia internacional.

Como o jogo será às 17 horas, grande parte dos torcedores brasileiros poderão chegar pela manhã, até o começo da tarde. Poderá coincidir com a chegada de voos internacionais cujo horário usual é pela manhã. 

Complementarmente ocorrerá a demanda das autoridades estrangeiras convidadas para a abertura, que também tenderão a chegar no dia 12 pela manhã, alguns pelos voos comerciais.

Dia 12 de junho, desde a madrugada até por volta das 15 hs será o pico de movimentação aeroportuária. Será também o grande teste do aeroporto.

Haverá também um grande movimento em Congonhas, com muitos dos torcedores indo diretamente para o estádio, gerando congestionamento nos eixos norte-sul e leste.

Já à noite do dia 12 uma parte dos torcedores já estará voltando de retorno às suas cidades. Os que vão para Fortaleza, no dia 16 poderão se dispersar em vários horários, sem a mesma concentração da chegada. 

A concentração da noite do dia 12 e manhã do dia 13 será da mídia internacional que se concentrará para cobrir a abertura e precisará seguir a sua seleção para os outros locais de jogos. A mídia espanhola, além da preparação prévia local, terá que sair correndo do Itaquerão para cobrir o jogo da "fúria" logo no dia seguinte em Salvador. O mesmo ocorrerá com a holandesa, cuja seleção enfrentará a Espanha.
No mesmo dia, México e Camarões, jogam em Natal, com a mídia mexicana, com ampla cobertura de toda a Copa. Chile e Austrália jogam em Curitiba, a localidade mais próxima de São Paulo.

As comitivas e os torcedores terão mais tempo. A maior correria será da mídia.

Serão poucos os casos de caos com a Copa nos aeroportos, mas serão agigantados porque as principais vítimas serão os jornalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...