quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Os legados da Copa: hospitalidade

Para atender aos turistas esperados para a Copa e aos requisitos da FIFA, o setor hoteleiro vem ampliando a oferta de quartos e leitos, a qual poderá ficar ociosa após a Copa.

Há duas categorias básicas de cidades-sede em relação ao turismo:
as do turismo de lazer, predominantemente do segmento "praia e sol" e as do turismo de negócios. No primeiro caso estão as cidades-litorâneas do Nordeste, com um grande potencial de crescimento com a Copa e após o evento, beneficiado pela visibilidade do Brasil e das suas atrações turísticas.

Manaus e Cuiabá estão vinculados a duas grandes atrações internacionais: a Amazônia e o Pantanal. Há um grande interesse de eco-turistas de todo o mundo por esses sistemas naturais. São duas grandes vitrines do Brasil, porém correm o risco de perda de oportunidade pelas deficiências de infraestrutura urbana e da hotelaria.

As cidades do turismo de negócios como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre dependem do desenvolvimento dos seus negócios de âmbito mundial. O Brasil não tem estratégias mercadológicas para promover o turismo de negócios, focado apenas nas estratégias de turismo de lazer. A tendência dos órgãos de turismo  é de "vender" atrações turísticas de lazer, dessas cidades, como as cidades históricas de Minas, ou o frio e o chocolate de Gramado para os europeus. Tem sido pouco eficazes.

São Paulo já alcançou uma dinâmica autossuficiente, devendo continuar crescendo no turismo de negócios e na demanda para hotelaria, apesar das políticas equivocadas da atual Administração Municipal, em relação aos turistas. Uma cidade que pretende atrair negócios e turistas de negócios tem que dar tratamento adequado aos taxis, porque são esses os principais meios de locomoção dos turistas na cidade. Basta ver o que ocorre em Nova York, Tokyo, Londres e outras. Ao não reconhecer os taxis como transporte público a Prefeitura está reprimindo o desenvolvimento do turismo de negócios na cidade.

Curitiba apresenta boas perspectivas em função das escolhas da indústria automobilística, porém corre riscos. Há uma tendência  de ampliação dos movimentos "anti-carros", com lideranças dentro da própria cidade e isso poderá afetar a produção, comercialização e geração de recursos tributários para a Região Metropolitana de Curitiba.


Belo Horizonte e Porto Alegre ainda não encontraram o rumo para se tornarem cidades mundiais de negócios. Belo Horizonte ainda tem o projeto Aerotrópolis (cidade aeroporto, mostrado no gráfico ao lado) ainda que dentro da sua região metropolitana e não do Municipio. Já Porto Alegre não tem nenhum projeto de alavancagem mundial.



A realização da Copa no Brasil em nada contribuiu até agora para "acordar" as autoridades, os órgãos de turismo e os "turismólogos" para estratégias de desenvolvimento do turismo de negócios. Não passam da idéia da construção de Centros de Convenções e Exposições, apesar de já existirem em algumas das cidades sede, com ociosidade.

Brasília e Rio de Janeiro, são situações diferenciadas. O primeiro é sede da Capital Federal, o que leva para ela o turismo de negócios nacionais e internacionais interessados em negociar condições para a implantação ou desenvolvimento dos seus negócios. Ademais Brasília tem uma atração para os interessados na arquitetura e no urbanismo. O turismo de lazer não tem Brasília como a principal opção, mas a inclui nos seus roteiros de andança pelo Brasil.


O Rio de Janeiro tem a condição excepcional de juntar o turismo de lazer, com as suas praias, belezas naturais e construidas - como o Corcovado (foto), com o turismo de negócios, em função das bases das empresas do setor de petróleo & gás.


A Bacia de Santos, apesar da denominação, tem toda a sua base de negócios concentrada no Rio de Janeiro. Parte está na capital, com as sedes da Petrobras e das demais grandes petrolíferas e de seus fornecedores. Está se formando o principal polo de pesquisa & desenvolvimento ligado à cadeia do petróleo & gás, na Ilha do Fundão, próximo ao Aeroporto do Galeão. Em Macaé e outros municípios do litoral norte fluminense, estão concentradas as atividades de apoio industrial e de serviços às plataformas das bacias de Campos e de Santos.

O turismo de negócios relacionado ao petróleo das camadas do pré-sal da Bacia de Santos, se desenvolve no Rio de Janeiro e não em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...