sábado, 2 de novembro de 2013

Visões divergentes sobre o futuro da Bahia

Salvador estaria em crise, com um desenvolvimento econômico reduzido, perdendo posições no ranking das maiores cidades do Nordeste para Fortaleza e Recife. Já Estado ainda manteria as posições.
Duas hipóteses são levantadas em relação a essas mudanças. A primeira é que o turismo, a principal base econômica dessas cidades, estaria mais dinâmica em Fortaleza e Recife e estagnada em Salvador. Por outro lado, Salvador que não recebeu as indústrias que foram localizadas nos Municípios  vizinhos,  foi beneficado pela condição de cidade dormitório dos trabalhadores do CIA, Polo Petroquímico e outros, de tal forma que a massa salarial era consumida em Salvador, promovendo o seu comércio  e o mercado imobiliário.
Esse processo mudou com os trabalhadores morando e consumindo nos próprios municipios onde estão instaladas as indústrias, promovendo o desenvolvimento local, em detrimento da dinâmica de crescimento econômico de Salvador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...